Só por ti, Jesus, quero me consumir, como vela que queima no altar, me consumir de amor!
Só por ti, Jesus, quero me derramar, como o rio se entrega ao mar, me derramar de amor!

Pois tu és o meu amparo e o meu refúgio, és a alegria de minh'alma!
Só em ti repousa a minha esperança, não vacilarei,
e mesmo na dor, quero seguir até o fim! Só por ti Jesus!

Eugênio Jorge



terça-feira, 25 de maio de 2010

Prepara a tua alma para a provação...


"Meu filho, se entrares para o serviço de Deus, permanece firme na justiça e no temor, e prepara a tua alma para a provação; humilha teu coração, espera com paciência, dá ouvidos e acolhe as palavras de sabedoria; não te perturbes no tempo da infelicidade, sofre as demoras de Deus; dedica-te a Deus, espera com paciência, a fim de que no derradeiro momento tua vida se enriqueça. Aceita tudo o que te acontecer. Na dor, permanece firme; na humilhação, tem paciência. Pois é pelo fogo que se experimentam o ouro e a prata, e os homens agradáveis a Deus, pelo cadinho da humilhação." (Eclo 2,1-5).

Quem é que, tendo se convertido e começado a servir o Senhor, ainda não passou por isso? Esse é o grande dilema de todos aqueles que se entregaram ao Senhor. A provação faz parte da vida cristã, e as perseguições foram profetizadas pelo próprio Jesus: "No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo" (Jo 16,33). A humilhação forja o caráter e fortalece o espírito. Jesus precisou passar pelo deserto antes de iniciar sua vida pública, pois sabia quão difícil seria a batalha espiritual que iria enfrentar. Nós também, a exemplo de Jesus, precisamos passar por essa prova, a prova de fogo do cristão. E não somente uma vez na vida, mas em todas as situações que exigem paciência, humildade, perseverança, coragem e outras virtudes semelhantes.

Isso parace uma incoerência. Muitos buscam a Deus para ter paz, saúde, sucesso nos negócios, harmonia no lar, ou seja, para não ter mais problemas. Mas parece que acontece exatamente o contrário: quanto mais buscamos a Deus, mais dificuldades surgem à nossa frente. Há até um ditado popular que diz: "quanto mais eu rezo, mais a assombração aparece". Isso não deixa de ser verdadeiro, pois Satanás está no mundo para perseguir os cristãos e dificultar o nosso caminho para o céu. É por isso que oramos a São Miguel Arcanjo: " ...defendei-nos no combate, sede o nosso refúgio contra as maldades e as ciladas do demônio...precipitai no inferno a Satanás e a todos os espíritos malignos que andam pelo mundo para perder as almas, amém!"


Quando Jesus, na última ceia, fez sua oração ao Pai intercedendo pelos discípulos ( a Oração Sacerdotal de Jesus) ele disse: “Pai, eu não peço que os tires do mundo, mas que os livre do Maligno” (Jo, 17,15). Ele pedia não somente por seus discípulos, mas por todos aqueles que um dia iriam crer por meio de sua pregação.

Os evangelhos nos mostram um pouco da realidade da batalha espiritual:
1. o príncipe deste mundo é o demônio: “O demônio levou-o (Jesus) em seguida a um alto monte e mostrou-lhe num só momento todos os reinos da terra, e disse-lhe: Dar-te-ei todo este poder e a glória desses reinos, porque me foram dados, e dou-os a quem quero. Portanto, se te prostrares diante de mim, tudo será teu.” Lc 4, 5-7.
2. o mundo já foi julgado, e com ele, Satanás, o príncípe deste mundo: "Agora é o juízo deste mundo; agora será lançado fora o príncipe deste mundo" Jo 12,31.
3. estamos no mundo, mas não somos do mundo: "“Se fôsseis do mundo, o mundo vos amaria como sendo seus. Como, porém, não sois do mundo, mas do mundo vos escolhi, por isso o mundo vos odeia” Jo 15,19
4. Jesus roga ao Pai por nós: “Pai, eu não peço que os tires do mundo, mas que os livre do Maligno” Jo, 17,15.
5. Jesus é a luz do mundo: "Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida". Jo 8,12.

Se seguirmos a Jesus Cristo, teremos a luz da vida, a vitória sobre o mundo e sobre o inimigo de Deus. Portanto, não podemos desanimar diante das dificuldades e provações deste mundo. Os grandes santos da Igreja passaram por isso: São Francisco de Assis, Santa Terezinha, Santo Antonio, Santa Rita de Cássia, São João Maria Vianney, São Pio de Pietrelcina, Beata Tereza de Calcutá, entre tantos outros. Peçamos a eles a graça de resistir às provações e pemanecer firmes no seguimento de Jesus, para que, provados no cadinho da humilhação, sejamos considerados dignos de merecer a coroa da vida eterna, o céu, o paraíso.

Outro aspecto a considerar é que o dinheiro não foi inventado por Deus. O homem criou a moeda como forma de facilitar suas trocas. Mas tem usado o dinheiro muitas vezes para dominar e subjugar seus irmãos, e isso tem desagradado a Deus, como foi dito por Jesus: “Nenhum servo pode servir a dois senhores: ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de aderir a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro“ Lc 16,13. Portanto, não devemos estranhar se tivermos dificudades na área financeira. 

Senhor, que tenhamos paz e tranquilidade para enfrentar as dificuldades da vida, sem nos deixar abater pelas preocupações. Possamos repetir as palavras do Eclesiástico: "Vós, que temeis o Senhor, esperai nele; sua misericórdia vos será fonte de alegria. Vós, que temeis o Senhor, amai-o, e vossos corações se encherão de luz. Considerai, meus filhos, as gerações humanas: sabei que nenhum daqueles que confiavam no Senhor foi confundido. Pois quem foi abandonado após ter perseverado em seus mandamentos? Quem é aquele cuja oração foi desprezada?" Eclo 2, 9-12.

Deus seja louvado!

domingo, 23 de maio de 2010

Vinde, Espírito Santo!


Sopra sobre mim, Senhor
Uma brisa leve que toque bem profundo em meu ser
Vem, Espírito de Deus, cura o meu coração,
e faz-me um homem novo pelo teu poder!
Adorarei, renderei meu louvor
pois tu és, Senhor, o meu tudo, me prostarei a ti
Adorarei, renderei meu louvor
pois tu és, Senhor, o motivo e a minha razão de viver!

Italo Vilar

Senhor, hoje venho te pedir uma porção redobrada do teu Espírito! Preciso da tua unção, da força do alto, do teu poder, da tua sabedoria, do teu discernimento! Preciso dos teus dons para que possa colocá-los a serviço da comunidade! Não posso mais ficar sem ti, sem perceber a tua presença! Quero ser tua testemunha nesta vida, levar o amor do Pai aos irmãos, servir sempre que solicitado, com simplicidade e humildade. Estar sempre presente, disponível, com entusiasmo e alegria de coração. Ser sinal da tua presença neste mundo, luz nas trevas, água no calor! Quero fazer a diferença por ser teu, por ter entregado minha vida a ti! Quero viver assim na plentude do teu amor, e contemplar-te na beleza do teu santuário, Senhor!
Amém

sábado, 22 de maio de 2010

FONTE DE ÁGUA VIVA

Quero beber da tua fonte, quero beber do teu amor,
quero beber da tua vida, quero viver pra ti, Senhor

E transbordar tua bênção em mim ,
levar a água da vida a fluir
e ser só teu, somente teu, meu Senhor
trazer no peito um coração que te adora, sem fim!
                                                         Laércio Oliveira

"Enchei-vos do Espírito de Deus..." (Ef. 5,18)
Este é o grande convite que o Senhor nos faz: que nos enchamos do Espírito Santo de Deus, fonte de toda bênção e toda graça. Ele, que age em nosso meio nos dias de hoje, é capaz de transformar vidas, restaurar relacionamentos, curar enfermos, inflamar corações, suscitar vocações.
Peçamos, todos os dias, que o Espírito Santo venha sobre nós, como fogo, como água, como brisa ou vento impetuoso....mas que venha para fazer em nós a sua obra de restauração, para que sejamos novas criaturas. Que possamos proclamar, como Paulo: "Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim. A minha vida presente, na carne, eu a vivo na fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim!" (Gl 2,20).
Deus os abençoe!

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Combate espiritual


“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação.
Pois o espírito está pronto, mas a carne é fraca.!” (Mc 14,38).

Estes versículos tem me perseguido desde que tive um encontro pessoal com Jesus, e desde que entreguei minha vida a Ele, pedindo que Ele fosse meu Salvador pessoal, meu Senhor e meu Deus!

A partir daquele momento experimentei um novo nascimento, e teve início em mim um novo homem, uma vida: tive que fazer um escolha deliberada entre o bem e o mal, entre a bênção e a maldição. Busquei a santidade, afastando-me do pecado e das obras da carne tão bem descritas por Paulo na epístola aos Gálatas (Gl 5, 16-26).

Mas vencer as tentações não é fácil, e depois de tantos anos combatendo, o inimigo passa a mudar sua estratégia, e adota, muitas vezes, aquela do caldeirão de água fria, onde a rã é colocada para cozinhar: quando ela menos espera, a água começa a esquentar, inicialmente morna, agradável, até que se aquece a ponto de matá-la. E quando você percebe, já caiu nas garras do inimigo. Por isso é que Jesus advertiu os seus discípulos: “Vigiai, pois, em todo o tempo e orai, a fim de que vos torneis dignos de escapar a todos estes males que hão de acontecer, e de vos apresentar de pé diante do Filho do Homem” (Lc 21,36). E São Pedro, em sua 1ª carta, nos exorta: “Sede sóbrios e vigiai. Vosso adversário, o demônio, anda ao redor de vós como o leão que ruge, buscando a quem devorar” (1 Pe 5,8).

A oração e a vigilância são a chave da vida espiritual, são elas que nos abrem para o dom do discernimento dos espíritos, essencial para a vida cristã e para a vitória no combate espiritual. Temos que estar vigilantes para não cair nas sutilezas enganadoras do demônio. A estratégia de Satanás é fazer com que nos desviemos do centro, que é Jesus, e todo o seu ensinamento, para seguirmos as inclinações da nossa própria vontade, como se pudéssemos decidir por nós mesmos pelo bem ou pelo mal, numa atitude egocêntrica e orgulhosa.
Jesus é o caminho, a verdade e a vida, e Ele é quem nos orienta a seguir o caminho certo. Por isso, Jesus orou na última ceia: “Pai, eu não peço que os tires do mundo, mas que os livre do Maligno” (Jo, 17,15). Esse livramento só é possível se estivermos Nele, ou seja, se nós, os ramos, nos mantivermos ligados à videira, que é Jesus! “Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanecer em mim e Eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer” (Jo, 15-5).


Peçamos a Deus a graça de permanecer em sua Palavra, em sua Verdade, em sua Vida! Só assim poderemos vencer o Maligno e nos tornarmos inabaláveis no cumprimento do nosso dever!
Graça e Paz da parte de Nosso Senhor Jesus Cristo!

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Aos pés da Cruz

Ultimamente tenho experimentado mais intensamente a graça de estar aos pés da Cruz! Eu e minha esposa Ligia, outra adoradora como eu, temos sofrido as demoras de Deus, temos colhido os frutos da adoração, que se revelam através do convívio com os irmãos, do serviço, da partilha. Nunca, em nossa vida, tivemos a oportunidade de, em tão pouco espaço de tempo, experienciar o amor do Pai e a unção do Espírito Santo como nesses últimos tempos. Desde que ouvimos a instrução do Senhor para que nos "desinstalássemos" e a colocamos em prática, temos vivido da providência, tanto no campo material como no espiritual, e temos derramado nossas vidas como o rio que se entrega ao mar...

Hoje, sou feliz por reconhecer que tudo vem de Deus e sem Ele nada tenho e nada sou. Que a Alegria do Senhor seja a minha força!