Só por ti, Jesus, quero me consumir, como vela que queima no altar, me consumir de amor!
Só por ti, Jesus, quero me derramar, como o rio se entrega ao mar, me derramar de amor!

Pois tu és o meu amparo e o meu refúgio, és a alegria de minh'alma!
Só em ti repousa a minha esperança, não vacilarei,
e mesmo na dor, quero seguir até o fim! Só por ti Jesus!

Eugênio Jorge



terça-feira, 25 de maio de 2010

Prepara a tua alma para a provação...


"Meu filho, se entrares para o serviço de Deus, permanece firme na justiça e no temor, e prepara a tua alma para a provação; humilha teu coração, espera com paciência, dá ouvidos e acolhe as palavras de sabedoria; não te perturbes no tempo da infelicidade, sofre as demoras de Deus; dedica-te a Deus, espera com paciência, a fim de que no derradeiro momento tua vida se enriqueça. Aceita tudo o que te acontecer. Na dor, permanece firme; na humilhação, tem paciência. Pois é pelo fogo que se experimentam o ouro e a prata, e os homens agradáveis a Deus, pelo cadinho da humilhação." (Eclo 2,1-5).

Quem é que, tendo se convertido e começado a servir o Senhor, ainda não passou por isso? Esse é o grande dilema de todos aqueles que se entregaram ao Senhor. A provação faz parte da vida cristã, e as perseguições foram profetizadas pelo próprio Jesus: "No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo" (Jo 16,33). A humilhação forja o caráter e fortalece o espírito. Jesus precisou passar pelo deserto antes de iniciar sua vida pública, pois sabia quão difícil seria a batalha espiritual que iria enfrentar. Nós também, a exemplo de Jesus, precisamos passar por essa prova, a prova de fogo do cristão. E não somente uma vez na vida, mas em todas as situações que exigem paciência, humildade, perseverança, coragem e outras virtudes semelhantes.

Isso parace uma incoerência. Muitos buscam a Deus para ter paz, saúde, sucesso nos negócios, harmonia no lar, ou seja, para não ter mais problemas. Mas parece que acontece exatamente o contrário: quanto mais buscamos a Deus, mais dificuldades surgem à nossa frente. Há até um ditado popular que diz: "quanto mais eu rezo, mais a assombração aparece". Isso não deixa de ser verdadeiro, pois Satanás está no mundo para perseguir os cristãos e dificultar o nosso caminho para o céu. É por isso que oramos a São Miguel Arcanjo: " ...defendei-nos no combate, sede o nosso refúgio contra as maldades e as ciladas do demônio...precipitai no inferno a Satanás e a todos os espíritos malignos que andam pelo mundo para perder as almas, amém!"


Quando Jesus, na última ceia, fez sua oração ao Pai intercedendo pelos discípulos ( a Oração Sacerdotal de Jesus) ele disse: “Pai, eu não peço que os tires do mundo, mas que os livre do Maligno” (Jo, 17,15). Ele pedia não somente por seus discípulos, mas por todos aqueles que um dia iriam crer por meio de sua pregação.

Os evangelhos nos mostram um pouco da realidade da batalha espiritual:
1. o príncipe deste mundo é o demônio: “O demônio levou-o (Jesus) em seguida a um alto monte e mostrou-lhe num só momento todos os reinos da terra, e disse-lhe: Dar-te-ei todo este poder e a glória desses reinos, porque me foram dados, e dou-os a quem quero. Portanto, se te prostrares diante de mim, tudo será teu.” Lc 4, 5-7.
2. o mundo já foi julgado, e com ele, Satanás, o príncípe deste mundo: "Agora é o juízo deste mundo; agora será lançado fora o príncipe deste mundo" Jo 12,31.
3. estamos no mundo, mas não somos do mundo: "“Se fôsseis do mundo, o mundo vos amaria como sendo seus. Como, porém, não sois do mundo, mas do mundo vos escolhi, por isso o mundo vos odeia” Jo 15,19
4. Jesus roga ao Pai por nós: “Pai, eu não peço que os tires do mundo, mas que os livre do Maligno” Jo, 17,15.
5. Jesus é a luz do mundo: "Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida". Jo 8,12.

Se seguirmos a Jesus Cristo, teremos a luz da vida, a vitória sobre o mundo e sobre o inimigo de Deus. Portanto, não podemos desanimar diante das dificuldades e provações deste mundo. Os grandes santos da Igreja passaram por isso: São Francisco de Assis, Santa Terezinha, Santo Antonio, Santa Rita de Cássia, São João Maria Vianney, São Pio de Pietrelcina, Beata Tereza de Calcutá, entre tantos outros. Peçamos a eles a graça de resistir às provações e pemanecer firmes no seguimento de Jesus, para que, provados no cadinho da humilhação, sejamos considerados dignos de merecer a coroa da vida eterna, o céu, o paraíso.

Outro aspecto a considerar é que o dinheiro não foi inventado por Deus. O homem criou a moeda como forma de facilitar suas trocas. Mas tem usado o dinheiro muitas vezes para dominar e subjugar seus irmãos, e isso tem desagradado a Deus, como foi dito por Jesus: “Nenhum servo pode servir a dois senhores: ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de aderir a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro“ Lc 16,13. Portanto, não devemos estranhar se tivermos dificudades na área financeira. 

Senhor, que tenhamos paz e tranquilidade para enfrentar as dificuldades da vida, sem nos deixar abater pelas preocupações. Possamos repetir as palavras do Eclesiástico: "Vós, que temeis o Senhor, esperai nele; sua misericórdia vos será fonte de alegria. Vós, que temeis o Senhor, amai-o, e vossos corações se encherão de luz. Considerai, meus filhos, as gerações humanas: sabei que nenhum daqueles que confiavam no Senhor foi confundido. Pois quem foi abandonado após ter perseverado em seus mandamentos? Quem é aquele cuja oração foi desprezada?" Eclo 2, 9-12.

Deus seja louvado!

Um comentário:

  1. Uau!!! è isso mesmo oque acontece com todo aquele que decide ser de Deus e testemunhar Nosso Senhor Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador! Eu mesmo posso confirmar com tudo que tenho enfrentado por causa do nome de Jesus gravado em meu coração. quanta perseguição!... Quanta tribulação!... Quanto sofrimento... humilhação... enfim, não somos desse mundo, por isso, o mundo nos odeia! Oro sempre por você e por todos nós para que o Senhor nos livre do maligno e de todos os males do corpo e da alma. Somos provados mas não desistimos, envergamos mas não quebramos. Te amo, beijos. Continue firme e forte no Espírito!

    ResponderExcluir